Aula 3 Resposta

Nome completo: Nicolas Farias Sousa
Idade: 5 anos Ano de escolaridade: Ed. infantil
Professores, mediador e demais profissionais de apoio que colaboraram com a elaboração do plano: Professora titular, auxiliar de sala, Professor de Educação Física e professor de musicalização
Terapias que a criança realiza: Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicopedagogo
Período de execução deste plano: 30 dias
DADOS SOBRE O REPERTÓRIO DO ALUNO
Como ele aprende? Qual o seu estilo cognitivo? Apresenta condições de acompanhar a turma? Ele aprende através de uma linguagem direta e objetiva com bastante exemplificação e utilização de material concreto. Está adentrando a fase silábica e apresenta facilidade no conteúdo de linguagem. Tem condição de acompanhar a turma com mediação para envolvimento e execução das tarefas.
O que ele já sabe? Identifica e localiza o som das vogais nas palavras, reconhece os encontros vocálicos e já é capaz de escrever palavras atribuindo uma vogal para cada silaba. Em matemática conhece os numerais de 1 a 10, mas não faz a relação número/quantidade. Já compreende alguns conceitos de tamanho e posição. Possui pega adequada no lápis e sua grafia acompanha o aprendizado. Em relação as AVD’S é capaz de comer e se vestir sozinho. Sabe solicitar o uso do sanitário e emite mandos simples.
Existem problemas de comportamento? Quais? Apresenta estereotipias, ecolalia e comportamento de fuga nas atividades de pouco ou nenhum interesse. É capaz de interagir com o professor, mediador e pelo menos um par (criança da mesma idade) com mediação para os aspectos da comunicação. Identifica e nomeia todos os colegas da sala.
Quais os espaços da escola que poderão ser utilizados? Sala de aula, Parquinho e quadra.
Quais as competências e metas que desenvolveremos de forma adaptada: O que será feito.
Português = serão trabalhadas as consoantes e suas famílias silábicas por meio da consciência fonológica
Matemática = apresentaremos os números de 1 a 5 trabalhando a relação numeral e quantidade. Utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade
Ciências e Sociedade, História, geografia = corpo humano e datas comemorativas
Artes: Trabalharemos com pinturas para o desenvolvimento psicomotor
Educação Física: Atividades de circuito em pequenos grupos para o desenvolvimento da coordenação motora ampla e interação social.
Atividades de vida autônoma: ensinar a dar bom dia, tchau e abrir a própria lancheira
Como será feito – estratégias e materiais = trabalharemos com objetos concretos, jogos, tela de pinturas e recursos lúdicos.