Aula 3 Resposta

EXEMPLO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)
Elaborado pela Profª Dra Dayse Serra
DADOS SOBRE O ALUNO
Nome completo: Ícaro Raphael Lira Pinto
Idade: 8 anos Ano de Escolaridade: 3º ano do Ens. Fundamental I
Professores, mediador e demais profissionais de apoio que colaboraram com a elaboração do plano:
Prof. Ens. Regular: Mª Inês Leal Silva
Prof. AEE: Danielle P. Coelho
Mediadora: Simone Rocha
Terapias que a criança realiza: Nenhuma
Período de execução deste plano: 30 dias (01.06.2020 a 01.07.2020)
DADOS SOBRE O REPERTÓRIO DO ALUNO
Como ele aprende? Qual o seu estilo cognitivo? Apresenta condições de acompanhar a turma?
O aluno aprende através de atividades que usem mais o concreto, por meio da construção e auxílio da mediadora, de músicas e movimento; Seu estilo cognitivo é de uma criança de maternal, tem a coordenação motora fina muito comprometida; Não acompanha a turma.
O que ele já sabe?
Sabe pedir para ir ao banheiro, mas não consegue ter total autonomia (não se higieniza sozinho); Pede para beber água; permanece em atividade por até 30 minutos; Consegue realizar atividades de coordenação motora ampla; Conhece as formas geométricas, as cores e identifica os numerais até 10.
Existem problemas de comportamento? Quais?
Sim. É agressivo se contrariado, morde e belisca.
Quais os espaços da escola que poderão ser utilizados?
Todos os espaços da escola podem ser utilizados: sala de aula, quadra, chapéu de palha, jardins, horta, parquinho.
Quais as competências e metas que desenvolveremos de forma adaptada:
O que será feito Como será feito – Estratégias e materiais
Português
* Estudo das vogais
* Estudo de palavras que iniciam com vogais
Estratégias: * Construir as vogais com massa de modelar; Desenhar as vogais na areia (com os dedos, gravetos, etc.); Jogo com peteca (passar entre obstáculos – por dentro de rolinhos de papel higiênico onde estão escritas as vogais); Pintar as vogais; Colar materiais concretos como bolinhas, pedrinhas, feijões, etc. nas vogais; Cobrir as vogais com pincel, giz de cera e por último lápis.
* Mostrar figuras que iniciam com as vogais – e também escrito a palavra junto com a imagem – identificando as vogais fazendo círculos, pintando; Mostrar objetos concretos que iniciem com a vogal que estiver sendo trabalhada; Jogos de palavras para relacionar com as vogais (pode fazer com velcro ou ímã)
Matemática
*Lateralidade
*Sequência numérica 0 a 10 relacionando às quantidades.
Estratégias: *No espaço da quadra fazer atividades que envolvam a lateralidade: em cima, embaixo, para o lado, dentro, fora, cheio, vazio, utilizando para isso diversos materiais como bola, balão cheio de água, baldes, mangueira (nesse momento instruir para a atividade seja realizada com roupa de banho), cestos, móveis diversos.
*Utilizar atividades lúdicas para trabalhar os numerais. Colocar barbantes em um cabide de roupa, numerados e em cada barbante pedir para o aluno (mostrar antes) a quantidade correspondente de pregadores (ir “pregando” no barbante os pregadores); Em uma árvore de EVA ir colando a quantidade de maçãs que a professora pedir; Montar um mural em EVA com os símbolos numéricos até 10 na frente de bolsos e as quantidades correspondes utilizando variados exemplos colados em palitos de picolé; Fazer os números com massa de modelar; Propor 5 atividades escritas para relacionar numeral à quantidade, de preferência de pintar, de forma intercalada com as atividades práticas ao longo do mês.
Ciências e Sociedade; História e Geografia
* A importância da água
* História do nome
* A cidade
Estratégias: * Pintar imagens relacionadas à água mostrando junto um copo de água; Levar o aluno para diferentes ambientes onde tenha água;
* Escrever o nome completo, fazer fichas diferentes com o nome do aluno.
* Fazer um passeio pelo entorno da escola e ir nomeando os lugares; Montar uma maquete junto com o aluno de um bairro e ir nomeando os mesmos lugares que foram vistos no passeio.
Artes
*Dança
Estratégias: * Participar com apoio da mediadora dos ensaios da turma para a apresentação na Festa Junina;
* Aproveitar o fato do aluno gostar muito de música e pedir para a professora de Educação Física levar em consideração e oportunizar uma escolha com o qual o aluno tenha afinidade, escutando e experimentando várias músicas possíveis.
Educação Física
*Ensaio para a festa junina
Estratégias: *Ensaio da música selecionada para apresentação na festa junina.
Atividades de vida autônoma
*Usar o banheiro de forma autônoma
* Trabalhar a palavra o significado da palavra “NÃO”. *Acompanhar o aluno quando quiser ir banheiro e ensiná-lo como deve fazer para se limpar; Orientar os pais para terem a mesma; atitude com a criança; Ler livros de histórias que tragam as temáticas para uso do banheiro (tem alguns inclusive com quadro de incentivo, adesivos, etc.); Dramatizar histórias relacionadas ao tema de uso do banheiro.
*Confeccionar fichas mostrando comportamentos positivos e negativos utilizando uma legenda (pode ser sinal de certo na cor verde e um “X” vermelho ou os sinais de permitido e proibido, igual o dos sinais de trânsito), compartilhar com a família as mesmas fichas (Analisar se trará algum efeito na resistência do aluno ao ser contrariado e ressignificar as estratégias).
Eventos e festividades internas e externas.
*Participar da dança da festa Junina da turma
*Participar das atividades da festa junina no dia do evento. * Participação na apresentação da turma no dia do evento da festa junina, se preciso com o apoio da mediadora e da professora de artes.
*Acompanhar o aluno para participar das várias brincadeiras que vão acontecer no dia do evento: Pula-pula; Pescaria e outras.
Obs. : Após a execução do plano, avaliar o que foi alcançado e o que não foi possível aprender.

Todas as competências não desenvolvidas entram no plano posterior.