Aula 2 Resposta

Vou usar um nome fictício. Meu aluno João tem laudo de Transtorno do Espectro Autismo. Idade: 8 anos e está matriculado no 3º ano do ensino Fundamental I. Consegue expressar seus interesses, mas comumente faz das pessoas objeto para conseguir o que quer. Tem fala verbal, no entanto só emite sons, repetições das falas de outras pessoas (ecolalia imediata e tardia), consegue pedir água (fala “gua”) e para ir ao banheiro (fala “xixi” e “cocô”). Compreende ordens, recados (às vezes). Não entende textos escritos, nem identifica a ideia principal ou sentimento do autor. Utiliza códigos orais e pictóricos para se comunicar. Não está alfabetizado. Não representa sequência de fatos. Gosta muito de músicas e vídeos musicados. Por todos esses fatores seu nível de desenvolvimento não é compatível à idade/série. O ambiente familiar também tem muitos conflitos, o convívio não é pacífico. A agressividade é corrente e tal comportamento também reflete na criança que tem acessos de raiva, morde e tem muita dificuldade em lidar com a frustração, não aceita ser contrariado.