Aula 3 Resposta

DADOS SOBRE O ALUNO
Nome completo: José Antônio Neto
Idade: 11anos Ano de escolaridade: 5º
Professores, mediador e demais profissionais de apoio que colaboraram com a elaboração do plano: Professora regente, Auxiliar educacional, Professor de Educação Física
Terapias que a criança realiza: Fonoaudióloga, Psicóloga, Psicopedagoga, Neurologista.
Período de execução deste plano: 30 dias

DADOS SOBRE O REPERTÓRIO DO ALUNO
Como ele aprende? Qual o seu estilo cognitivo? Apresenta condições de acompanhar a turma?
Ele aprende através de uma linguagem objetiva com bastante exemplificação e utilização de material concreto. É alfabetizado e apresenta facilidade com conteúdos lógicos matemático. Apresenta condições de acompanhar a turma, pois mesmo com dificuldades em conteúdos que necessitam de interpretação quando mediado ele responde oralmente.
O que ele já sabe?
O aluno acompanha bem o currículo da escola, tem um conhecimento alto em Matemática e adora Artes. Em relação ao conteúdo de português o aluno tem conhecimento sobre as regras gramaticais e boa leitura. Tem habilidade em soletração. Em relação as práticas cotidianas, o aluno é independente nas suas práticas de higiene e na sua organização com material e atividades.
Existem problemas de comportamento? Quais?
Sim. O aluno apresenta certa ansiedade quando não consegue resolver/desenvolver alguns exercícios, quando isso ocorre o aluno fica agressivo e tem crises de choro, não costuma aceitar ajuda dos profissionais e nem dos colegas. O aluno também não se sente à vontade em ajudar nas tarefas coletivas.
Quais os espaços da escola que poderão ser utilizados?
Sala de aula; Sala de informática; Cinema; Brinquedoteca; Áreas externas; Quadras; Refeitório.

Quais as competências e metas que desenvolveremos de forma adaptada:
O que será feito. Como será feito – estratégias e materiais
Português: No conteúdo da matéria serão inseridos no momento da explicação gravuras, vídeos e exercícios seguidos de exemplos, para melhor assimilação por parte do aluno. Sequencias lógicas em formato de desenho também serão apresentadas aos alunos quando o conteúdo for interpretação de texto.
Matemática: Como o aluno apresenta rápido aprendizado e apresenta certa ansiedade quando não atinge o conhecimento esperado por ele em certas atividades, haverá apoio da professora e auxiliar educacional que utilizará materiais concretos e jogos eletrônicos de acordo com o conteúdo para sanar as dúvidas do aluno.
Ciências e Sociedade, História, geografia: Para os conteúdos das três disciplinas será utilizada leitura com intervenção junto ao aluno e como adaptação será utilizado filmes para melhor conhecimento do conteúdo e exemplificação do conteúdo juntando a matéria com a realidade vivida pelo aluno, para que possa haver uma melhor assimilação por parte do aluno que apresenta grande dificuldade nas disciplinas.
Artes: Atividades utilizando bastante materiais que desenvolvam a coordenação motora, logo que o aluno não apresenta nenhuma dificuldade em manusear os diferentes tipos de materiais encontrados na sala e faz bom uso do material escolar.
Educação Física: Estimular o aluno com atividades diferenciadas, inicialmente sem bola, pois este objeto causa certa aflição no aluno. Trabalhar coma atividades que estimulem a noção de espaço, lateralidade e coordenação motora, oferecendo atividades em duplas ou grupos para promover a socialização, sempre respeitando sua opinião e seu espaço.
Atividades de vida autônoma: Inserir o aluno nas atividades de “ajudante do dia”, o aluno quando chamado para auxiliar a professoras ou colegas em alguma atividade, sempre oferece resistência se recusando a fazê-la. Mostrar para o aluno que existe nesta ação uma troca, onde todos ajudam um ao outro nas tarefas do dia a dia e que isso é importante para o bom relacionamento e organização da sala.
Eventos e festividades internas e externas: Como o aluno apresenta sensibilidade auditiva, uma solução para sua participação nas festividades seria permitir que o aluno fizesse parte das escolhas da apresentação com coisas que ele goste, envolve-lo para que ele se distraia e goste das festividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *