Tarefa: observe uma criança com TEA e produza um relatório abordando os pontos tratados como itens de avaliação.
Após observar o aluno em sala levando em consideração os itens propostos pelo MEC, foi observado que o mesmo (quando o assunto se trata de avaliação) necessita de uma avaliação específica, principalmente nos conteúdos de história, geografia e ciências. O aluno apresenta grande dificuldade em interpretação de texto. Quando necessário, levando em consideração as análises feitas anteriormente por avaliações diagnósticas, há uma mediação para auxiliar o aluno na leitura da prova e realização de intervenção em algumas questões para estimular o aluno a responder. Na maioria das vezes a resposta considerada é a resposta dada oralmente pelo aluno, pois o mesmo apresenta grande dificuldade em escrever sua opinião sobre o que foi perguntado. Nota-se também uma irritabilidade no aluno quando o mesmo pede a resposta pronta e a professora não revela a resposta como o aluno gostaria.
O aluno apresenta dificuldade em mostrar seus sentimentos e expressar seus gostos e opiniões, sempre acata o que os colegas pedem e quando não se interessa pela brincadeira/atividade na hora do recreio ou em sala de aula, não emite sua opinião e prefere se isolar, mesmo quando perguntado sobre sua opinião.
O aluno se comunica normalmente, não apresenta dificuldade na fala ( é bem assistido por outros profissionais), porém tem dificuldade em interpretar gráfico, figuras, mapas e outros. Aprende melhor com vídeos com informações detalhadas e repetitivas.
Se expressa melhor com desenhos, consegue mostrar seus desejos e seus sentimentos.
Compreende ordem simples, ordens mais complexas com muitas regras precisam ser faladas mais de uma vez e também é necessário exemplificar alguns itens, porém quando compreendida o aluno não a descumpre.
Não resolve as situações como os demais alunos, utiliza-se de outras estratégias mais criativas.
O aluno apresenta seu conhecimento prévio apenas e conteúdos/atividade que são do seu interesse, como a matemática, ele se interessa muito por números e assuntos da determinada matéria.
Apresenta muita dificuldade em interpretar textos, sempre que se pede para recontar ou falar o que entendeu, o aluno parece misturar sua realidade com os fatos do texto e também apresenta conteúdo a mais do que avia ali.
O relacionamento interpessoal é limitado, tem os colegas em que confia e brinca e outros que não se relaciona de forma alguma, procura brincar com crianças que tem o mesmo gosto que ele, demonstra bastante interesse no “universo dos super-heróis.
O aluno não permanece em ambientes com muito barulho, quando permanece é porque está distraído com algo que lhe desperta bastante o interesse. Sua comunicação é oral, mas comunica-se muito através de desenho, principalmente sobre seus sentimentos. Tem dificuldade em perceber os sentimentos dos outros colegas e as vezes a comunicação de seus amigos, leva sempre tudo que é dito à sério.
O aluno observado é um aluno de 5º ano, diagnosticado com TEA. É acompanhado por psicologa, fonoaudiólogo e psicopedagoga. Sua família participa ativamente dos processos escolares, porém faz parte de sua família apenas mãe e irmã. O aluno passou a visitar o pai no final de semana e ainda há um processo de adaptação para esta rotina, logo que o aluno demonstra não gostar da nova rotina.