A avaliação psicopedagógica é referente a um aluno de 5 anos e 1 mês, diagnosticado com TEA. O mesmo estuda por meio período, cursando a educação infantil.
A análise diagnóstica incluiu entrevista com os pais (anamnese), sessões de observação com a criança, uso de jogos e recursos pedagógicos, visita escolar e entrevista com a professora. A coleta de dados buscou compreender o contexto escolar e familiar do aluno, avaliação de repertório, análise da linha de base e avaliação de barreiras existentes no processo de aprendizagem. Cronologicamente a criança se encontra dentro do estágio pré-operatório. Na avaliação do Desenvolvimento Pedagógico buscou-se observar a aquisição das habilidades pre-acadêmicas a serem trabalhadas na educação infantil para o desenvolvimento do processo de alfabetização. O aluno reconhece cores, formas geométricas, números e o alfabeto, mas não compreende os conceitos de Posição/Direção/ Espaço e a relação de Tamanho/Quantidade. Ainda não possui o conceito estabelecido de igualdade e diferença, que já está em construção. Por conta disso, não é capaz de realizar a classificação (ato de agrupar em categorias de acordo com semelhanças, percebendo as diferenças) comparação (estabelecer diferença ou semelhança) ou Seriação com critério.Na avaliação do Desenvolvimento Cognitivo buscou-se investigar os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção. Realiza com pouca dificuldade a Percepção visual (a capacidade de dar sentido ao que é visto e reproduzir) como exemplo reconhecer a imagem por sua sombra. Não demostra dificuldades em relação a percepção e discriminação auditiva.Na observação das memórias de longa duração é possível notar que apenas a memória semântica (responsável pelos significados, conhecimentos baseados em conceitos e compreensão) precisa ser melhor estimulada. Isso acontecerá a medida que a criança for aumentando seu repertório por meio do Tato, ou seja, sua capacidade de identificar e dar função aos objetos.No que diz respeito a atenção sustentada, ou seja, manter o foco por longo período de tempo, apresenta baixo rendimento mesmo em atividades auto reforçadoras.Na avaliação do Desenvolvimento Comportamental foram avaliadas habilidades relacionadas ao comportamento social para a vivencia e dinâmica escolar. Baixa tolerância a frustrações apresentando irritabilidade e comportamento inadequado (apertar o outro). Não brinca com sentido e não compreende as regras estabelecidas. Não possui comportamento verbal, compreende instruções curtas e simples.Na observação do desempenho Psicomotor a criança é capaz de realizar movimentos de domínio e suporte do corpo em diferentes situações de movimento ou equilíbrio estático e equilibrar-se. No entanto, os movimentos refinados que permitem o manuseio de objetos e instrumentos como tesoura e lápis apresentam-se com grande dificuldade.Pega no lápis de forma inadequada (ainda na fase de preensão de transição – 3 anos), sem força de escrita.Encontra-se no nível pré-silábico, não estabelecendo vínculo entre fala e escrita. Possui vinculo positivo com a aprendizagem, mas apresenta dificuldade e resistência para atividades acadêmicas estruturadas. Se envolve com pouco interesse nos objetos e situações de ensino sistemático (material escolar e momentos de aquisição de ensino);Apresenta ainda atraso na aquisição e compreensão dos conteúdos já trabalhados pela turma.
É acompanhado por psicologo com aplicação de ABA, Fono, TO e Psicopedagoga. É filho único e a família é muito envolvida no processo de desenvolvimento da criança.