Anotação de Aula

Exercício- Apresente uma sugestão para a adaptação do ensino do uso do dinheiro associado às atividades de vida autônoma.

Há alguns anos, acompanho um estudante autista (que agora está com 17 anos). Trabalhar com números e conceitos matemáticos sempre foi um grande desafio. Ee apresenta muitas dificuldades nesta área do conhecimento.
Busco sempre trabalhar conteúdos que contribuam para sua vida, dentro e fora da escola. Sendo assim, o sistema monetário está sempre presente. Vira e mexe voltamos para esse conteúdo.
A cantina da escola é um grande laboratório. Estamos sempre trazendo situações concretas para a sala de aula, aproveitando suas vivências nas situações problema. Problematizo em cima do valor de seus lanches, o valor de seu almoço, troco, aumento do valor daquilo que consome, entre outras situações.
Para além disso já fui amoar com esse estudante, com o consentimento da família, em um restaurante perto da escola, assim como também já fomos comprar lanche em um padaria para consumir no dia e também ingredientes para fazer um lanche coletivo na escola. Sempre trabalhando, antes e depois, com os valores e as possibilidades que esses “passeios” nos proporcionam.
A família também é uma grande parceira. Estão sempre problematizando com ele as situações do dia a dia e, muitas vezes, até nos encaminha as notas fiscais e relatam as vivências familiares para trabalharmos na escola.
Ee recebe mesada por mês e, volta e meia, utilizamos o recurso do “cofrinho” para que junte dinheiro e chegue ao valor necessário para comprar o objeto que deseja. De quanto precisa? Quanto tem? Quanto falta? Pesquisa de preço na internet e em lojas físicas.
Certa vez, fomos ao shopping comprar um livro literário que seria utilizado por ele nas aulas de língua Portuguesa. Calculamos, aproximadamente, quanto gastaríamos: o preço do ônibus na ida, o valor do livro, nosso almoço e do táxi da vota.
Tudo foi devidamente calculado antes e depois.
Este estudante está agora no 2º ano do Ensino Médio. Continuarei buscando estratégias que o leve a refletir sobre o sistema monetário para que leve os conhecimentos adquiridos para sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *