Anotação de Aula

Uma das funções da escola é promover a interação social dos educandos, buscando o pleno desenvolvimento de todos. Para tal, deve buscar caminhos que possibilitem que nossas crianças, jovens e adultos vivenciem ricas experiências socializadoras.
Se eu recebesse uma criança pequenina em minha turma de maternal em que eu percebesse sua dificuldade na interação com as demais crianças e adultos, buscaria, inicialmente, me aproximar e interagir de forma respeitosa, observaria sua movimentação ao mesmo tempo em que buscaria conversar com seus pais e especialistas, caso os tenha, para tentar descobrir seus gostos e características em outros contextos, assim como estabelecer solidificar estas parcerias para, juntos, buscarmos os melhores encaminhamentos para o trabalho a desenvolver com eIa.
Como o MEC aponta que “Na educação infantil, do nascimento aos três anos de idade, o currículo deve abranger igualmente todas as áreas de desenvolvimento de uma criança”, eu não faria grandes adaptações em seu currículo, mas buscaria diferentes atividades, baseadas em seus gostos e interesses que ajudassem a proporcionar a sua participação, mesmo que, inicialmente não fosse de forma direta e ativa, respeitando seu funcionamento diferenciado, entendendo que, sendo uma criança com a possibilidade de estar dentro do espectro autista, apresentaria dificuldades de interação e comunicação.
Conforme Ii no texto “Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil” para que o educando possa participar das interações sociais são necessárias mediações específicas articuladas com as características singulares da criança, valorizando a inter-regulação da participação do sujeito nas trocas sociais.
Caso fosse necessário, pensaria na criação de modos diferenciados de comunicação alternativa como um mecanismo para auxiliar em sua apropriação da linguagem, com o objetivo de facilitar sua interação com as demais crianças e atividades na turma.
Assim, com afeto e cuidado, respeitando seu tempo e particularidades, acredito que, uma vez estabelecida a confiança comigo e com os colegas, conseguiríamos também ajudá-a a desenvolver seu repertório de possibilidades de brincadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *