Anotação de Aula

Tarefa 3

PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)
Elaborado por Profa Dra Dayse Serra

DADOS SOBRE O ALUNO
Nome completo: Idade: João da Motta (nome fictício)
Ano de escolaridade: 2ª série do Ensino Médio/2020
Professores, mediador e demais profissionais de apoio que colaboraram com a elaboração do plano: Professora Articuladora da Educação Inclusiva, professores de todos os componentes curriculares
Terapias que a criança realiza: Psicopedagogia
Período de execução deste plano: 1º trimestre de 2020

DADOS SOBRE O REPERTÓRIO DO ALUNO
Como ele aprende? Qual o seu estilo cognitivo? Apresenta condições de acompanhar a turma?
João é um estudante que precisa de um suporte visual para realizar suas aprendizagens. Solicita e necessita, muitas vezes, de alguém ao seu lado ajudando-o a compreender textos e enunciados dos exercícios e a buscar os encaminhamentos necessários, mesmo que já saiba do que se trata.

O que ele já sabe?
Muitas coisas!! É preciso sempre estar por perto perguntando e descobrindo o que já sabe sobre os assuntos trabalhados. Muitas vezes somos surpreendidos com seus conhecimentos. É uma pessoa com muitas possibilidades.

Existem problemas de comportamento? Quais?
Quando era mais novo, descompensava diante do inesperado. Já caminhou muito!! Está muito amadurecidos.

Quais os espaços da escola que poderão ser utilizados?
Todos os necessários: saa de aua, saa de apoio, biblioteca e todos os outros.

PLANEJAMENTO 2020 – 1º TRIMESTRE

Estudante: João Motta
Turma: Amanayé
Série: 2º ano

Matemática:

Unidade zero:

plano cartesiano
porcentagem
gráficos

1º trimestre:

Geometria Plana: 1º trimestre

medidas
reconhecimento de figuras
construção manual (tangram)
perímetro
área
círculo e circunferência
quadrado, retângulo, trapézio, losango
(construção de azulejo)
ponto médio
segmento de reta

História:
Unidade 0:

Período Napoleônico (imagens e biografia de Napoleão)

1º trimestre:
Revolução industrial (onde, diferentes trabalhos, condições de vida)
Revolução nas américas
Independência dos Estados Unidos
Revolução no Haiti;
Proclamação da independência da América Latina;
Simon Bolivar (filme: O libertador);
– Processos de independência

Língua Portuguesa:
Interpretações de texto.
Questões de uso da língua.

Geografia:
Tipos de regionalizações do Brasil
Brasil: um caldeirão de culturas
Nordeste
Amazônia
Centro – sul

Inglês:
Unidade 13 – ‘Simple Future’ – falar sobre futuro, estabelecendo a diferença entre os verbos WILL e GOING TO.
Unidade 14 – ‘Indefinite Pronouns’ – utilizar os pronomes indefinidos SOME, ANY, NO, NONE, EVERY e seus derivados em orações afirmativas, interrogativas e negativas, juntamente com substantivos, para expressar algum/a, nenhum/a, qualquer, um pouco de, todos/as.
Unidade 15 – ‘Relative Pronouns’ – utilizar os pronomes relativos WHO, WHOM, WHICH, THAT, WHOSE e WHERE para relacionar, identificar e/ou fornecer mais detalhes sobre uma pessoa, animal, lugar ou coisa aos quais estamos nos referindo ou que já foram citados
Unidade 16 – ‘Present Perfect’ – falar de ações que ocorreram no passado que foram recentemente concluídas, ou de ações ocorridas em um passado indefinido.

Biologia:

Revisão Ecologia (4, 5, 11 e 12/03)
Estrutura dos ecossistemas (Fluxo de energia e ciclo biogeoquímico)
Interações ecológicas

Evolução e Classificação (18, 19, 25, 26/03)
A dinâmica da Terra e da vida ao longo do tempo;
As contribuições de Carl von Linné – Classificação biológica (Taxonomia) e regras de nomenclatura;
Conceito biológico de espécie.

Noções de Sistemática Filogenética (1, 2, 8, 9, 15/04)
Evolução dos seres vivos por anagênese e Cladogênese;
Relações entre os seres vivos;
Interpretação e construção de Cladogramas

Vírus (16, 22, 23, 29, 30/04)
Características gerais
Replicação viral (ciclo lisogênico e lítico)
Doenças infecciosas e defesa imunitária
Doenças Virais

Procariontes (6, 7, 13, 14, 20, 21/05)
Célula procariótica
Diversidade morfológica;
Reprodução;
Importância ecológica, sanitária, farmacêutica e saúde;
Saúde e Prevenção: doenças bacterianas

Química

(Química I) Físico – química
Efetuar cálculos envolvendo massas atômicas, massas moleculares e massas molares (g/mol)
Relacionar os coeficientes que ajustam uma substância em uma equação química ao número de mols da substância.
Perceber a importância do cálculo das substâncias utilizadas ou produzidas nas reações químicas.
Aplicar o cálculo estequiométrico na resolução de problemas envolvendo quantidade de reagentes e/ou produtos participantes de uma reação química.
Compreender o significado de concentração e perceber a sua importância na prática, conhecendo e executando as diferentes formas de expressá-las.
Compreender o significado de diluir e concentrar e aplicar esse conhecimento em resolução de problemas.
Entender o processo de mistura de soluções com ou sem reação.

(Química II) Orgânica
Perceber a evolução da Química Orgânica por meio dos procedimentos de sínteses e análises, os quais impulsionaram seu desenvolvimento.
Compreender a importância do conhecimento químico para o entendimento da estrutura e obtenção de compostos “naturais” ou sintéticos.
Entender a importância da fórmula estrutural para a representação dos diferentes compostos orgânicos existentes.
Reconhecer as principais características do átomo de carbono e aplicá-las na classificação das cadeias carbônicas.
Definir e classificar os hidrocarbonetos e suas subclasses.
Compreender como ocorre a extração do petróleo, desde a separação das frações até a obtenção de seus hidrocarbonetos.

Física
Termologia:
Escalas de temperatura
Uso de diferentes termômetros
Operar com valores de temperatura

Sociologia
Cultura
-> Características gerais ( o que é cultura?)
-> Características de nossa cultura ( Brasil e Rio de Janeiro)
-> Reconhecer lugares em nossa cidade que representam nossa cultura.
-> Postura respeitosa com a cultura alheia ( relativismo cultural) x Postura desrespeitosa com a cultura alheia ( etnocentrismo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *