Anotação de Aula

Tarefas Aula 1
Quais as adaptações que foram realizadas ou quais as que necessitam ser: Na escola onde você trabalha ou na escola de seu filho, ou na escola de seu paciente. Responda por escrito e envie para o chat. Esta atividade vale 2 horas de dedicação.

Trabalho em uma escola particular no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Atualmente, sou a Professora Articuladora da Educação Inclusiva, atuando junto aos estudantes com algum tipo de necessidade educacional especial do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.
Para que meu trabalho seja eficaz, é preciso haver uma parceria diária entre mim, os professores dos diversos componentes curriculares e a coordenação pedagógica, pensando em estratégias que atendam as demandas específicas dos estudantes.
Como cada um é um, organizamos a rotina a partir do estudo de cada caso. Vale ressaltar que temos estudantes com: autismo, deficiência intelectual, altas habilidades, síndrome de Down, além de muitos casos de estudantes com TDAH, Dislexia e DPAC.
Inicialmente, os professores, em sala de aula, observam as dificuldades/habilidades dos estudantes. A partir daí, traçamos um plano de trabalho que possibilite atender as necessidades de cada um.
Alguns estudantes são atendidos em momentos pontuais como, por exemplo, nos de avaliação para que possam contar com meu apoio como ledora e para que também possam realizá-las em um ambiente mais tranquilo que o da sala de aula.
Já com outros estudantes, o acompanhamento se dá de forma mais frequente. Além das avaliações, estes podem ser encaminhados pelos professores para realizarem também tarefas diárias em minha sala, com a minha mediação. É importante registrar que, os próprios estudantes, também podem solicitar este acompanhamento, dentro ou fora da sua sala de aula, sempre que sentirem necessidade, afinal, são protagonistas de suas aprendizagens.
Dependendo das dificuldades, trabalhamos com currículo adaptado com alguns estudantes, já para outros, adaptamos apenas materiais (fichas de trabalho e avaliações). Nestes casos, são trabalhados os mesmos conteúdos, porém com materiais mais objetivos.
Em todo os casos, buscamos sempre trabalhar com todas as possibilidade dos estudantes, sem deixar de desafiá-los para que realizem aprendizagens significativas.
Ao longo do ano, também realizamos reuniões com os familiares e os especialistas que acompanham os estudantes, dividindo e avaliando planejamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *